É com tristeza que comunicamos o falecimento de Américo Gomes, militante-fundador do PSTU e apoiador, por décadas, das lutas promovidas pelos metalúrgicos de São José dos Campos e região.
Américo sofreu um mal súbito na manhã de quarta-feira (19). Socorrido e reanimado, foi levado ao Hospital das Clínicas, onde, infelizmente, sofreu uma nova parada cardíaca, desta vez fatal.
O companheiro conta com uma larga história de militância, de firmeza, de determinação e dedicação à luta da classe trabalhadora e pelo socialismo.
Começou a militar bem cedo, desde os tempos de secundarista, nas manifestações contra a ditadura militar. Em 1980, atuou na USP, onde cursou História por dois anos. A partir daí, sua dedicação à luta pela transformação da sociedade não parou mais.
Militou por muitos anos em São José dos Campos, onde organizou a direção do PSTU local a partir de 1987. Desde então, foram várias as suas participações nos eventos dos metalúrgicos, como congressos, palestras, entrevistas, formação para as diretorias e, claro, manifestações das mais diversas.
Confira participação de Américo no programa Em Movimento, em 2019:
Em outubro de 2013, foi um dos anistiados políticos na Caravana da Anistia dos perseguidos políticos da Convergência Socialista pela ditadura.
Além dos amigos e companheiros de militância, Américo deixa seu irmão, Emilio, e um filho, Vinícius.
A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região lamenta profundamente a perda desse grande companheiro, que, com certeza, fará muita falta.
Companheiro Américo, presente!