Começa neste sábado (13) a 51ª edição do Acampamento de Férias, organizado pela Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), em Araçoiaba da Serra (120 km de São Paulo), onde será realizado também o mais novo curso de formação política do Partido da Causa Operária (PCO), o curso Lênin e a Revolução Russa, em memória aos 100 anos de falecimento de um dos maiores líderes que a humanidade já viu. Falecido no dia 21 de janeiro de 1924, a morte do dirigente do partido bolchevique marcou o começo de uma vitória da contrarrevolução.
Refletindo a importância da vida e da obra de Vladimir Lênin, o PCO tem publicado uma série de vídeos sobre os trabalhos do líder revolucionário, que podem ser consultados no canal institucional do Partido no YouTube.
Para se aprofundar na mais importante delas, a Revolução Russa, Rui Costa Pimenta ministrará aulas tratando desse evento singular na história da humanidade. Guiados por Lênin, os operários russos conquistaram o poder no país, tiraram-no de uma guerra onde eram bucha de canhão do imperialismo francês, conquistaram direitos ainda inéditos hoje e, acima de tudo, consolidaram a primeira ditadura do proletariado de todos os tempos.
A força da Revolução Russa foi tamanha que foram necessários 70 anos até que a opulenta e corrupta burocracia stalinista conseguisse, enfim, restaurar o capitalismo no país. E justamente a primeira parte do processo, a Revolução, sua consolidação, da derrubada do Czar até a vitória na Guerra Civil (1921), será debatido nos próximos dias 14 a 20 de julho, no interior de São Paulo.
Para garantir que o evento tenha o sucesso observado nas edições anteriores, uma equipe de militantes se dedica a organizar a atividade. É o caso de Tiago Pires, militante de Araraquara e membro do time especial de organização. Ao Diário Causa Operária, Pires destacou a “expectativa muito boa” de que esta seja “uma das melhores edições da Universidade de Férias” já realizadas, com militantes de todas as regiões desse imenso País e que “refletem também, o crescimento partidário”.
“Estamos trabalhando bastante, todos os dias, convocando os companheiros a participar do curso e do Acampamento. A expectativa é muito boa, a gente deve realizar em uma das melhores edições da Universidade de Férias, tem companheiros de todas as regiões do País confirmados, do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, e mais de uma centena de pessoas só de São Paulo, que devem sair em dois ônibus.”
Pires também destacou o momento positivo pelo qual atravessa o PCO:
“Acho que isso mostra o crescimento dessa atividade, cada vez melhor, e reflete também o crescimento do Partido, que tem uma política acertada, de defesa da mobilização, desde a época do golpe de Estado de 2016 e também, agora, na luta que a gente faz em defesa da Palestina. É um momento de ascensão do Partido e, refletindo tudo isso, a gente deve ter um ótimo resultado nessa etapa de estudo e da formação política necessária para os demais desafios.”
Você também pode ser parte desse acontecimento histórico e estudar a obra de Lênin não por uma perspectiva diletante, mas por pessoas que se dedicam a tirar lições do trabalho do grande revolucionário russo para a atuação prática, na luta política real, em uma conjuntura marcada pela proximidade crescente de uma nova etapa revolucionária. Com o mundo em crise e a debilidade do imperialismo exposta, aprofundando-se cada vez mais, um quadro militante revolucionário preparado, detentor de uma teoria solidificada, será necessário para impulsionar o trabalho de Lênin, que mais do que elogios, pediu aos seus admiradores para manterem a luta pelo fim do imperialismo e o governo dos trabalhadores.
Por isso, inscreva-se já no curso através do sítio da Universidade Marxista. Para participar do acampamento, com as opções de quartos para estadia e camping, basta entrar em contato com o número (11) 99741-0436.
Esta, naturalmente, é a forma mais enriquecedora para aproveitar o curso, permitindo também a interação com militantes e simpatizantes do PCO de todo o País, que virão a Araçoiaba da Serra participar das aulas e dos momentos de lazer programados para o intervalo dos estudos. Quem não puder participar presencialmente, pode assistir às aulas pela Internet, as quais ficarão gravadas.