Belo Horizonte inicia 2025 com mudanças no Plano Diretor que vão impactar a dinâmica urbana da capital mineira. Aprovada no final de 2024, a Lei 11.792 flexibiliza as regras de uso do solo nas Áreas de Diretrizes Especiais (ADEs), permitindo a ampliação das atividades comerciais em bairros tradicionalmente residenciais. “Essa flexibilização das atividades promove a diversidade de usos nos bairros, mantendo suas características. Isso fortalece a economia local e favorece a criação de ambientes urbanos mais dinâmicos e multifuncionais”, avalia a urbanista Branca Macahubas (foto/reprodução internet).
Com as alterações, bairros como Santa Tereza, Pampulha, Belvedere, Estoril, São Bento, Lagoinha e Cidade Jardim passam a contar com normas mais flexíveis para o uso comercial dos imóveis. Restaurantes, supermercados e farmácias poderão se estabelecer com maior facilidade, desde que atendam às exigências de impacto ambiental e convívio urbano.
Os próximos meses serão fundamentais para avaliar os impactos das mudanças e garantir que o desenvolvimento ocorra de maneira equilibrada e eficiente.