O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos subiu de forma inesperada e atingiu a marca de 3% no período de 12 meses encerrado em janeiro, o que pode levar o Federal Reserve a pausar o ritmo de corte dos juros.

A inflação subiu 0,5% em relação a dezembro, no que foi o aumento mais rápido dentro da base mensal desde agosto de 2023, segundo dados do Bureau of Labor Statistics divulgado pelo The New York Times. No mês passado, o ritmo anual foi de 2,9%.

Já o chamado “núcleo”, que remove os preços de alimentos e energia, subiu 0,3% em relação a dezembro ou 3,3% no comparativo anual, ficando igualmente acima do esperado.

Embora a inflação ao consumidor tenha caído de forma drástica desde que chegou a ultrapassar os 9% em 2022, o progresso visto nos últimos meses tem sido mais esporádico.

Um dos impactos mais fortes foi visto no preço dos alimentos, que subiu 0,5% ante dezembro, ou 1,9% na base anual, por conta de um surto de gripe aviária que aumentou os preços em 15,2% ao longo das últimas quatro semanas.

Os preços dos ovos subiram 53% desde o ano passado, o maior resultado desde junho de 2015, e responsável por cerca de dois terços do aumento total desde dezembro.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/02/2025