Alta da inflação complica cenário para Federal Reserve

O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos subiu de forma inesperada e atingiu a marca de 3% no período de 12 meses encerrado em janeiro, o que pode levar o Federal Reserve a pausar o ritmo de corte dos juros.

A inflação subiu 0,5% em relação a dezembro, no que foi o aumento mais rápido dentro da base mensal desde agosto de 2023, segundo dados do Bureau of Labor Statistics divulgado pelo The New York Times. No mês passado, o ritmo anual foi de 2,9%.

Já o chamado “núcleo”, que remove os preços de alimentos e energia, subiu 0,3% em relação a dezembro ou 3,3% no comparativo anual, ficando igualmente acima do esperado.

Embora a inflação ao consumidor tenha caído de forma drástica desde que chegou a ultrapassar os 9% em 2022, o progresso visto nos últimos meses tem sido mais esporádico.

Um dos impactos mais fortes foi visto no preço dos alimentos, que subiu 0,5% ante dezembro, ou 1,9% na base anual, por conta de um surto de gripe aviária que aumentou os preços em 15,2% ao longo das últimas quatro semanas.

Os preços dos ovos subiram 53% desde o ano passado, o maior resultado desde junho de 2015, e responsável por cerca de dois terços do aumento total desde dezembro.

Artigo Anterior

Política domina buscas no Google em 2024, mas no Brasil termo mais buscado foi “boyceta”

Próximo Artigo

Político de Honduras propõe a ‘anexação’ de seu país aos Estados Unidos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!