Aliança Indo-Pacífica vai aumentar cooperação militar e econômica

Os ministros das Relações Exteriores dos EUA, Índia, Japão e Austrália se reuniram em Washington nessa terça (1) para formalizar um acordo de maior cooperação. Alguns dos tópicos estabelecidos são o aumento do apoio marítimo entre os países no Pacífico e o estreitamento dos laços econômicos para o comércio de componentes-chave da produção de alta tecnologia.

Os quatro países, conhecidos como o “Quad” (quádruplo, em inglês), estão tentando cercear a influência chinesa na região. O secretário de estado dos EUA, Marco Rubio, falou que a principal forma de combater a China é por meio do comércio e produção.

Para obter tal resultado, eles anunciaram a criação da “Iniciativa de Minerais Críticos do Quad”, com o objetivo de “fortalecer a segurança econômica e a resiliência coletiva, colaborando para garantir e diversificar cadeias de fornecimento de minerais essenciais”. Os países pretendem usar “políticas e práticas por fora do mercado para obter minerais críticos, certos produtos derivados e tecnologia de processamento de minerais”.

A maior preocupação dos países do “Quad” é a recorrente pressão que a China impõe em Taiwan e no Mar do Sul da China. O governo de Beijing já expressou desejos de anexar a ilha, que fazia parte do país antes da guerra civil que terminou na instauração do atual governo comunista em 1949. Os EUA e seus aliados temem essa iniciativa, já que Taipei é essencial para a produção de chips eletrônicos usados por quase toda linha de produção de tecnologia mundial.

Artigo Anterior

Ministério do Trabalho notifica 137 sindicatos para atualizar diretoria sob pena de cancelamento

Próximo Artigo

Não, GloboNews: golpe baixo é normalizar o pobre pagar o que mal tem

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!