Alemanha enquadra AfD como ameaça à democracia

Alemanha classifica partido AfD como organização de extrema-direita em nível nacional; A classificação como extremista ocorre no momento em que o partido alcança liderança nas pesquisas eleitorais nacionais


A agência de inteligência doméstica da Alemanha, o Escritório Federal para a Proteção da Constituição (BfV), anunciou nesta sexta-feira (2) que classificou oficialmente o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) como uma organização de extrema-direita confirmada em nível nacional.

Anteriormente, o AfD já era considerado um “caso suspeito” em âmbito federal, enquanto alguns de seus grupos regionais já haviam sido classificados como entidades extremistas.

O BfV afirmou que a conclusão foi resultado de uma análise detalhada de especialistas, realizada ao longo de aproximadamente três anos.

Segundo a emissora pública alemã ARD, o relatório da agência tem mais de mil páginas e conclui que o conceito “étnico-populista” defendido pelo AfD é incompatível com a ordem democrática liberal da Alemanha.

Em resposta à decisão, os co-líderes do AfD, Alice Weidel e Tino Chrupalla, condenaram a medida, classificando-a como um golpe contra a democracia.

Em comunicado, afirmaram que o partido contestará judicialmente a classificação, descrevendo-a como uma “difamação que ameaça a democracia”.

O AfD tem registrado forte apoio em pesquisas de opinião. No mês passado, superou pela primeira vez o bloco conservador CDU/CSU, tornando-se o partido mais forte em uma pesquisa nacional.

Com informações de Xinhua*

Artigo Anterior

Dez músicas para morrer de amor, para Nana Caymmi, por Romério Rômulo

Próximo Artigo

União Europeia multa TikTok em 530 milhões de euros por falha em proteção de dados na China

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!