Alemanha classifica partido AfD como organização de extrema-direita em nível nacional; A classificação como extremista ocorre no momento em que o partido alcança liderança nas pesquisas eleitorais nacionais


A agência de inteligência doméstica da Alemanha, o Escritório Federal para a Proteção da Constituição (BfV), anunciou nesta sexta-feira (2) que classificou oficialmente o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) como uma organização de extrema-direita confirmada em nível nacional.

Anteriormente, o AfD já era considerado um “caso suspeito” em âmbito federal, enquanto alguns de seus grupos regionais já haviam sido classificados como entidades extremistas.

O BfV afirmou que a conclusão foi resultado de uma análise detalhada de especialistas, realizada ao longo de aproximadamente três anos.

Segundo a emissora pública alemã ARD, o relatório da agência tem mais de mil páginas e conclui que o conceito “étnico-populista” defendido pelo AfD é incompatível com a ordem democrática liberal da Alemanha.

Em resposta à decisão, os co-líderes do AfD, Alice Weidel e Tino Chrupalla, condenaram a medida, classificando-a como um golpe contra a democracia.

Em comunicado, afirmaram que o partido contestará judicialmente a classificação, descrevendo-a como uma “difamação que ameaça a democracia”.

O AfD tem registrado forte apoio em pesquisas de opinião. No mês passado, superou pela primeira vez o bloco conservador CDU/CSU, tornando-se o partido mais forte em uma pesquisa nacional.

Com informações de Xinhua*

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 02/05/2025