Além de Moraes: Bolsonaristas querem impeachment de outro ministro do STF; saiba quem

Dino diz que Moraes pediu legalmente relatórios ao TSE
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino e Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução

Lideranças de direita no Congresso Nacional ampliaram o foco e passaram a articular o impeachment de mais um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Além de Alexandre de Moraes, o novo alvo é Flávio Dino, ex-ministro da Justiça e atual integrante da Corte, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo.

Parlamentares alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) querem aproveitar a crescente insatisfação no Congresso com as posições de Dino sobre a transparência nas emendas. O ministro tem sido uma das principais vozes no STF a cobrar mais clareza sobre como os recursos estão sendo distribuídos.

Nesta semana, Flávio Dino lidera uma audiência pública sobre a impositividade e a transparência das emendas. Recentemente, ele causou desconforto entre congressistas ao solicitar explicações sobre as chamadas “emendas de comissão paralelas” e sobre o destino de verbas do Ministério da Saúde.

A ofensiva contra Dino ocorre paralelamente à estratégia de Bolsonaro e do PL para as eleições de 2026, que mira conquistar maioria no Senado. A Casa é responsável por abrir e conduzir pedidos de impeachment contra ministros do STF.

Embora o foco principal continue sendo Alexandre de Moraes — relator dos principais processos contra o ex-presidente —, aliados do Centrão e parlamentares bolsonaristas já mobilizam apoio para incluir Dino na linha de ataque, principalmente por sua atuação crítica à falta de transparência na execução das emendas.

Bolsonaro passa mal, cancela compromissos em Goiás e retorna a Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante interrogatório sobre a trama golpista no STF. Foto: Reprodução
Artigo Anterior

Economia Regenerativa: um novo caminho para o Amazonas, por Augusto Rocha

Próximo Artigo

Receita libera nesta segunda-feira consulta ao 2º lote de restituição do IR

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!