O senador Davi Alcolumbre (União-AP) sinalizou que Otto Alencar (PSD-BA) deve ser seu sucessor no comando da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Casa, se for eleito como presidente do Senado.
Em conversas com outros senadores, Alcolumbre explicou que a indicação vem após o PSD se comprometer a apoiar sua candidatura para suceder Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Alcolumbre atualmente é o favorito para o posto e já conta com o apoio de pelo menos 7 partidos.
Antes da sinalização de Alcolumbre, o próprio Pacheco era visto como o principal nome para a CCJ. Segundo parlamentares, a indicação de Otto seria um indicativo de que Pacheco pode assumir um ministério no governo Lula (PT) a partir do ano que vem.
No passado, Pacheco já afirmou que gostaria de comandar o Ministério da Justiça, que hoje tem à frente Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal.
Lula, que tem boa relação com Pacheco, já se referiu ao senador como “a maior autoridade pública de Minas Gerais” e sinalizou a possibilidade de apoiá-lo em uma eventual candidatura ao governo estadual em 2026.