O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou a jornalistas nesta sexta-feira 24 que o governo federal dará todo o apoio aos cidadãos brasileiros deportados dos Estados Unidos.

Um voo com 88 brasileiros que estão em situação irregular no território norte-americano chega ao Brasil nesta sexta-feira. A previsão é de que a aeronave pouse no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG).

“O governo dará todo o apoio [aos deportados]. Agora, é importante trabalharmos no sentido de estabelecer regras para a questão migratória, que hoje afeta o mundo inteiro”, afirmou Alckmin, após ser questionado sobre o tema. O vice-presidente, que também é ministro da Indústria e Comércio, participou de um evento na União Geral dos Trabalhadores (UGT), em São Paulo, nesta sexta.

O pessebista ainda ressaltou que a “questão migratória hoje é uma questão mundial”. “Um mundo mais rico e mais desigual tem aumento de questão migratória”. Ele também disse que os migrantes contribuem “enormemente com sua capacidade empreendedora de luta”, e que isso precisa ser levando em consideração pelos governantes.

A deportação é uma bandeira do novo presidente dos EUA, Donald Trump, que busca tornar ainda mais rígida a política migratória do País. Trump prometeu reprimir a a imigração ilegal durante sua campanha e começou seu segundo mandato com uma série de ações para impedir a entrada nos Estados Unidos.

Em sua retórica, Trump frequentemente usa a palavra “invasão” para se referir à entrada de imigrantes sem visto e os acusa de envenenar o “sangue” do País.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/01/2025