
Por Últimas Notícias – Venezuela
Os países membros da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) decidiram hoje apoiar Haiti em sua estabilidade, paz e democracia.
Assim o anunciou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante a XXIV Cúpula de Chefes de Estado e Governo do ALBA-TCP, que se reuniu sábado em Caracas com a presença de seus 10 países membros, Honduras e Palestina como convidados especiais, Haiti e movimentos sociais do mundo, destaca Prensa Latina.
O Presidente afirmou que voltarão os tempos de paz, trabalho e prosperidade para Haiti e assegurou que é um dos grandes compromissos da Aliança, mais além das limitações para que essa nação caribenha “recupere seu caminho de paz, estabilidade, democracia, seu desenvolvimento social e econômico”.
A Aliança Bolivariana, sublinhou, “tem instruções precisas para avançar em tudo o que se possa ajudar a Haiti”, e acrescentou que se avançou para brindar apoio econômico e de segurança ao povo haitiano, refere Prensa Latina.
Maduro recordou que como parte dos programas desenvolvidos pelo ALBA-TCP nasceu Petrocaribe, um programa de segurança energética, de estabilidade financeira, de apoio econômico que “jamais se viu no mundo” que permitiu beneficiar em igualdade e condições a 18 Estados do Caribe.
Al respeito, enfatizou que Petrocaribe teve um papel particularmente importante em Haiti.
Em mensagem por videoconferência, o presidente do Conselho de Transição daquela nação, Leslie Voltaire, celebrou os 20 anos do nascimento do ALBA-TCP e saudou os participantes.
O governante explicou que Haiti se encontra em uma situação delicada de violência, exercida por pandillas armadas que aterrorizam a população, e solicitou todo o apoio à Aliança Bolivariana em segurança e assistência alimentar, ante a situação que padecem seis milhões de haitianos.