O filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, segue colecionando prêmios internacionais. A produção foi escolhida para o prêmio principal, de melhor filme, no Festival de Palm Springs, nos Estados Unidos. O prêmio, anunciado no domingo 12, é entregue pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci, na sigla em francês).
Ao anunciar o prêmio, o júri afirmou que Ainda Estou Aqui “retrata os horrores da ditadura a partir da perspectiva de uma mãe, defendendo não apenas sua família, mas também sua dignidade”. “Mostrando a violência sem apelar ao melodrama, o diretor Walter Salles mostra um momento crítico da história em detalhes”, prossegue o texto.
O filme conta a história da família do ex-deputado Rubens Paiva, que foi perseguido e morto pela ditadura militar do Brasil na década de 1970. A atuação de Fernanda Torres, que interpreta a esposa dele, Eunice Paiva, rendeu elogios de críticos pelo mundo e garantiu a ela o histórico Globo de Ouro.
Outro filme brasileiro, Manas, de Marianna Brennand, recebeu uma menção honrosa no Festival de Palm Springs. O filme, que tem Dira Paes no elenco, denuncia a rotina de meninas e mulheres que sofrem abusos sexuais na Ilha de Marajó, no Pará.