AIEA nega que Irã fabrique armas nucleares

Na última terça-feira (17), o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica Rafael Grossi, afirmou que não há provas de armas nucleares no Irã, conforme divulgado na última quarta-feira (18). Ele disse à rede norte-americana CNN: “nós não tivemos nenhuma prova de um esforço sistemático [do Irã] para avançar na fabricação de armas nucleares”.

A declaração contradiz acusações do governo norte-americano e da ditadura sionista. Grossi confirmou que as conclusões da AIEA alinham-se a fontes independentes. O Irã criticou o último relatório da AIEA como “motivado politicamente”. A Junta de Governadores aprovou uma resolução anti-Irã, acusando Teerã de descumprir obrigações nucleares.

O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohamad Eslami, afirmou na quarta-feira (18): “as instalações nucleares do país estão em bom estado”. Ele destacou que os ataques sionistas à usina de Natanz não paralisaram o programa nuclear pacífico. A ONU confirmou em 2025 que o Irã adere ao Tratado de Não Proliferação Nuclear.

Artigo Anterior

Irã promete operações punitivas contra ‘Israel’

Próximo Artigo

Mísseis Fattah do Irã vencem defesas de ‘Israel’

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!