Agente da PRF Anderson Okasaki em vídeo em que comenta a morte de três colegas durante perseguição no RJ — Foto: Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), segundo o Metrópoles, abriu uma investigação contra o agente Anderson Okasaki após a publicação de um vídeo nas redes sociais em que ele aparece uniformizado, comentando a morte de três colegas durante uma perseguição na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro. O vídeo gerou repercussão por ter sido feito pouco após o ocorrido e com o uso da farda oficial da corporação.

A PRF afirmou que a gravação é uma manifestação pessoal de Okasaki e que o conteúdo não representa o posicionamento institucional da corporação. A publicação não teve autorização oficial, e por isso o caso foi encaminhado à Corregedoria para apuração. A investigação foi iniciada como uma Investigação Preliminar Sumária (IPS).

Caso sejam encontrados elementos suficientes, a investigação poderá evoluir para um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). A PRF possui normas internas que proíbem manifestações públicas com o uso do uniforme em situações que possam parecer uma declaração oficial da instituição.

No material, Okasaki desabafa sobre os perigos enfrentados pelos agentes e critica a falta de valorização profissional. Ele questiona: “Vale a pena?”, ao se referir à pouca valorização que, segundo ele, a polícia recebe da sociedade. “Nos chamam de inimigos do trabalhador”, disse.

O agente também defendeu a ação dos colegas, dizendo que, mesmo sem obrigação, eles escolheram intervir para proteger a população. A postagem dividiu opiniões nas redes sociais e será analisada pela PRF à luz do regulamento disciplinar da corporação.

Os agentes mortos foram identificados como Diego Abreu de Figueiredo, Carlos Eduardo Mariath Macedo e Rodrigo Pizetta Fraga. Eles atuavam na PRF em unidades do Rio de Janeiro e deixaram esposas e filhos.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 20/04/2025