O presidente Lula (PT) embarca neste domingo 4 para Santiago, no Chile, onde cumpre uma série de compromissos durante visita de Estado ao país. A agenda contará com encontros políticos, participação em fórum empresarial e assinatura de diversos acordos bilaterais.
Na segunda-feira 5, pela manhã, o presidente será recebido pelo presidente chileno Gabriel Boric, no Palácio de La Moneda, para um encontro privado, seguido de uma reunião ampliada, com os respectivos gabinetes, de assinatura de atos e de declaração à imprensa.
Pelo menos 15 acordos serão firmados, segundo o Ministério das Relações Exteriores, em áreas como ciência e tecnologia, defesa, direitos humanos até as relações comerciais e de investimentos.
Após o almoço, Lula será recebido pelos chefes dos Poderes Judiciário e Legislativo do Chile, e deve se encontrar com representantes da Latam, maior empresa chilena em operação no Brasil, e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
Já no final do dia, Lula participa do encerramento do Fórum Empresarial Chile-Brasil, que deverá reunir cerca de 500 lideranças dos setores público e privado para discutir assuntos envolvendo o comércio bilateral entre os dois países.
No dia seguinte, estão previstos encontro com a prefeita de Santiago, Irací Hassler, e com o ex-presidente chileno, Ricardo Lagos.