O Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre (RS), voltará a realizar procedimentos de embarque e desembarque de passageiros na primeira quinzena de julho. Até que a pista de pouso e decolagem seja liberada, os voos continuarão a ser realizados na Base Aérea de Canoas, enquanto os serviços de check-in, embarque e desembarque serão transferidos para o aeroporto da capital gaúcha.
De acordo com o Ministério dos Portos e Aeroportos, uma parte do terminal de passageiros do Salgado Filho que não foi afetada pela enchente será utilizada para embarque, desembarque e procedimentos de segurança, permitindo o atendimento a um maior número de passageiros.
Na semana passada, o aeroporto de Porto Alegre retomou as operações do terminal de cargas para recebimento e retirada de mercadorias por transporte rodoviário. O terminal havia sido fechado desde o início de maio, após ter sido atingido pela enchente do Guaíba.
A Base Aérea de Canoas ampliará suas operações aéreas nos próximos dias, passando de cinco para sete voos diários. De acordo com o ministério, a mudança permitirá um aumento de 70 para 98 movimentos semanais, entre pousos e decolagens, com complemento de voos entre 17h35 e 21h.