Destroços do avião da Voepass. Foto: Divulgação

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou informações iniciais sobre o trágico acidente com o avião da VoePass. De acordo com o relatório, o avião perdeu altura subitamente e colidiu contra o solo.

O Cenipa realizou a chamada ação inicial no local do acidente durante o fim de semana. Esse procedimento consiste na coleta das primeiras informações que podem esclarecer as causas da queda.

No domingo, as autoridades recuperaram os dados das caixas-pretas da aeronave. A Força Aérea Brasileira destacou que essa é apenas a fase inicial das investigações e que o próximo passo será a análise dos dados coletados, em conjunto com o levantamento de outras informações necessárias, visando identificar os possíveis fatores contribuintes.

Destroços do avião da Voepass. Foto: Divulgação

Até o momento, três hipóteses principais são consideradas para explicar a queda do avião. A primeira é a formação de gelo nas asas, uma suspeita sustentada pelos boletins meteorológicos do dia e pelo histórico de um acidente semelhante ocorrido nos Estados Unidos há 30 anos.

A segunda hipótese envolve possíveis danos causados por tailstrike, quando a cauda da aeronave bateu na pista durante uma decolagem ou aterrissagem em março deste ano. E a terceira possibilidade sugere que problemas no sistema de ar condicionado da aeronave possam ter comprometido sua refrigeração, contribuindo para o acidente.

O Cenipa informou que a conclusão da investigação ocorrerá no menor prazo possível, considerando a complexidade do caso. O relatório preliminar está previsto para ser divulgado em 30 dias.

Chegamos ao Blue Sky,clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 12/08/2024