Um avião com 67 passageiros caiu próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, de acordo com autoridades locais.
O Ministério de Emergências do Cazaquistão relatou que há 28 sobreviventes. As equipes de resgate confirmaram 30 mortes e informaram que, entre os sobreviventes, 22 foram encaminhados ao hospital.
A aeronave operada pela Azerbaijan Airlines, realizava o voo J2-8243, partindo de Baku, a capital do Azerbaijão, com destino a Grozny, na Rússia.
Segundo a agência Interfax, a bordo do Embraer 190 estavam 62 passageiros e cinco tripulantes, sendo a maioria do Azerbaijão. Também haviam pessoas do Cazaquistão, Rússia e Quirguistão.
Informações preliminares indicam que o acidente ocorreu após o piloto tentar realizar um pouso de emergência devido a uma colisão com pássaros. No entanto, pouco tempo depois, a Azerbaijan Airlines destacou apenas a ocorrência do “pouso de emergência” e não confirmou o motivo inicial. Há também relatos de que a tripulação desviou a rota devido à intensa neblina.
Um vídeo verificado pela Reuters mostra a aeronave em alta velocidade, com o trem de pouso abaixado, antes de explodir ao tentar pousar.
Diante do ocorrido, o governo do Cazaquistão criou uma comissão para investigar as causas do acidente, em cooperação com o Azerbaijão, para amparar as vítimas e familiares.
Leia também: