
Uma nova pesquisa Pulso Brasil-Ipespe, divulgada nesta quarta-feira (21), mostra que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manteve estável mesmo após o escândalo dos descontos irregulares no INSS, em que bolsonaristas tentaram atribuir a ele. Os números revelam que o índice de desaprovação permanece em 54%, idêntico ao registrado em março, enquanto a aprovação teve leve queda de 41% para 40%, variação dentro da margem de erro.
O levantamento indica que, embora o caso do INSS tenha interrompido a recuperação de popularidade que Lula vinha experimentando em abril, não provocou a queda acentuada que o próprio governo temia. “O tsunami do INSS não produziu uma queda na dimensão esperada”, analisou o cientista político Antonio Lavareda, coordenador da pesquisa, em entrevista à Folha de S.Paulo.
O governo havia iniciado 2025 com queda nos índices de aprovação, mas em abril registrou leve recuperação após mudanças na área de comunicação e campanhas publicitárias sobre realizações do governo.
O Datafolha, por exemplo, mostrou aumento na avaliação positiva (de 24% em fevereiro para 29% em abril). O escândalo do INSS reverteu essa tendência, mas de forma menos intensa do que se previa.

A pesquisa também revela que a percepção sobre a economia melhorou ligeiramente: 38% dos entrevistados em maio afirmam que a economia está no rumo certo, contra 35% em março. Lavareda destacou que “a economia, fator prevalecente nas avaliações sobre o desempenho de governo, deixou de piorar”.
Entre os fatos mais lembrados sobre Lula, as viagens internacionais (China, Rússia e Vaticano) foram citadas por 17% dos entrevistados, enquanto as declarações polêmicas da primeira-dama Janja apareceram em apenas 3% das respostas. O caso do INSS, porém, segue como principal âncora negativa, mencionado por 30% dos pesquisados.
Quanto às expectativas, 39% acreditam que o governo vai melhorar nos próximos meses, contra 44% que preveem piora e 16% que esperam manutenção do cenário atual.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line