Falsa Notícia – Atentado contra Donald Trump foi falso e não passou de uma armadilha (assim como o ataque contra Bolsonaro).
Análise
Quando a notícia do ataque contra o ex-presidente dos EUA ganhou a internet, começaram a circular teorias da conspiração de quem não nutre simpatia por Donald Trump.
Muitos perfis, inclusive de pessoas influentes na esquerda, começaram a sugerir que não houve qualquer atentado contra Donald Trump. Além disso, mensagens apontavam que houve armadilha no caso ocorrido nos EUA e que houve armadilha no caso da facada contra Bolsonaro. Leia:
Versão 1: A Extrema-Esquerda é muito sem criatividade, é sempre a mesma armadilha em qualquer lugar do mundo: atentado antes da eleição. Agora, toda vez que surgir uma acusação contra Donald Trump, ele vai se internar alegando estar sentindo fortes dores na orelha. Vocês entenderam, não é?
Versão 2: De um indivíduo como Donald Trump, tal qual o político que “presidiu” o Brasil recentemente, tudo é possível. Pode um “maluco” ter aberto fogo. Nos EUA isso é recorrente; pode ser uma armadilha, ou um “atentado fake”. Quando você lida com indivíduos que se consideram acima das leis tudo é possível. Que seja rápida a elucidação dos fatos. Ou factóides.
Versão 3: Que armadilha absurda esse suposto atentado do Trump. Até o barulho se ouve, como se fosse tiro a queima-roupa, e ninguém da platéia foi atingido… Muita armadilha. O Bolsonaro foi o primeiro a tirar proveito disso.
Checagem
Parece ser absurdo tratar destas conjecturas, mas vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) O atentado contra Donald Trump é falso ou foi armado? 2) Faz sentido cogitar que o atentado contra Donald Trump foi falso ou armado? 3) A facada contra Bolsonaro foi armada?
O atentado contra Donald Trump é falso ou foi armado?
Não. A acusação que está circulando na internet é gravíssima. Por isso mesmo, careceria de provas. E sabe quantas provas há? Zero. Isso é o contrário das evidências que apontam para um atentado real. Primeiro: há imagem do tiro passando próximo de Trump. Quem se arriscaria se expor desta forma. Segundo: há mortos no caso. Uma suposta armadilha não resultaria em mortes reais. Terceiro: um caso como este teria que envolver muita gente. Logo seria impossível sustentar uma farsa desta sem um fio solto.
Faz sentido cogitar que o atentado contra Donald Trump foi falso ou armado?
Não faz. A história do jeito que está sendo trazida é estrategicamente criada para dar plausibilidade à hipótese esdrúxula. É mais uma estratégia (suja) política do que outra coisa.
É mais ou menos o que aconteceu nas alegações de que as urnas foram fraudadas no Brasil ou de que a facada em Bolsonaro foi falsa.
A facada contra Bolsonaro foi armada?
Por mais que o óbvio ululante aponte que Bolsonaro sofreu, sim, um atentado durante a campanha eleitoral de 2018, ainda tem gente que insiste na tese sem qualquer prova. Assim como no caso de Trump, as provas de que houve facada, essas, sim, existem.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que tenha havido qualquer tipo de armadilha no caso do atentado contra Donald Trump. Trata-se de uma acusação sem nenhuma lógica ou lastro na realidade.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).