Falsa notícia – Um árbitro de taekwondo ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris após nocautear dois lutadores. Vídeo mostra tudo.

Análise

As Olimpíadas de Paris têm gerado conteúdos que circulam na internet. Nos últimos dias, um vídeo supostamente de uma competição de taekwondo tem sido compartilhado nas redes sociais, mostrando um árbitro nocauteando dois competidores que não obedecem suas instruções.

Junto ao vídeo, há uma mensagem sugerindo que o árbitro teria recebido uma medalha de ouro por suas ações. “Saiu a primeira medalha olímpica para árbitro de Taekwondo… e é de Ouro”, diz uma das mensagens que circulam na internet. Assistir ao vídeo:

Checagem

O vídeo, de fato, é impressionante. No entanto, a história é falsa em vários sentidos. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. São elas: 1) Um árbitro de taekwondo ganhou a medalha por nocautear os lutadores nas Olimpíadas de Paris? 2) O vídeo do árbitro nocauteando lutadores é real? 3) Já houve algum registro do tipo na história das Olimpíadas?

Um árbitro de taekwondo ganhou a medalha por nocautear os lutadores nas Olimpíadas de Paris?

Não. Não há nenhum registro oficial de que um árbitro de taekwondo tenha nocauteado lutadores e recebido uma medalha por isso nas Olimpíadas de Paris. É importante notar que, até a data da produção deste texto, as disputas do taekwondo sequer haviam começado nos Jogos Olímpicos de 2024.

O vídeo do árbitro nocauteando lutadores é real?

Não. O vídeo que está circulando é uma gravação para uma peça fictícia, não um evento real. Ele já circula há anos na internet e foi compartilhado anteriormente como sendo das Olimpíadas de Tóquio. Na época, o tabloide britânico Daily Star publicou o conteúdo, mas destacou que uma versão estendida do vídeo mostra diretores cortando a cena. É importante notar que em competições oficiais câmeras e microfones não ficam tão próximo a lutadores.

Já houve algum registro do tipo na história das Olimpíadas?

Não. Não há registros na história das Olimpíadas de um árbitro nocauteando competidores em qualquer modalidade. Além disso, um evento insólito como este renderia uma punição e não uma medalha.

Conclusão

Fake news ❌

A alegação de que um árbitro de taekwondo ganhou uma medalha de ouro por nocautear lutadores nas Olimpíadas de Paris é falsa. O vídeo em questão é uma encenação e não representa um evento real. É uma fake news antiga que voltou a circular online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 06/08/2024