A transmissão do julgamento de Jair Bolsonaro pela TvPT, direto do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (2), terá participações do secretário Nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares, e do advogado Roberto Tardelli, além de parlamentares do partido.

Além da TvPT, Rádio PT e todas as redes do partido estarão sintonizados no julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete réus no processo da trama golpista de 2022. Na terça, antes do início da primeira sessão, às 8h, a repórter Fran Martins entrou ao vivo do Supremo, trazendo entrevistas com deputados e senadores do PT. Do estúdio, Éden Valadares e Lenio Streck participaram do esquenta para a sessão, analisando um processo que é histórico e crucial para a história da jovem democracia brasileira.

Leia mais: Bolsonaro e hora da verdade: para a ‘Economist’, julgamento é “lição aos EUA”

Acompanhe, ao vivo, a cobertura especial do julgamento nesta quarta-feira:

Em declaração ao site do PT Nacional, presidente do PT, Edinho Silva, destacou o conjunto robusto de provas existentes contra o ex-presidente Bolsonaro e seus aliados na conspiração golpista.

“O julgamento da tentativa de golpe de Estado é uma demonstração de resiliência das instituições brasileiras”, avaliou Edinho. “Há provas robustas no inquérito da Polícia Federal e na denúncia da Procuradoria-Geral da República de que o ex-presidente e membros do ex-governo não aceitaram a vontade da população expressada nas urnas nas eleições de 2022. Esse grupo conspirou, planejou os assassinatos do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros do Supremo Tribunal Federal, em uma clara tentativa criminosa de romper com a ordem democrática”, ponderou o petista.

Ouça o boletim da Rádio PT:

Éden Valadares ressaltou o caráter histórico da transmissão das sessões pelos canais do Partido dos Trabalhadores. ”As atenções do PT estarão voltadas para esse julgamento como o de todo o campo democrático estará pois, certamente, será um marco para a história do Brasil”, aponta Valadares. “O julgamento de Bolsonaro coloca o país em uma encruzilhada entre obedecer a Constituição ou jogar na lata do lixo todo o nosso ordenamento jurídico, a independência dos Poderes Constitucionais e o próprio conceito de República. Portanto, o PT vai sim acompanhar, monitorar e dar conhecimento à sua base de militantes, filiados e simpatizantes de cada momento deste julgamento.”

Confira os horários das sessões:

3 de setembro – 9h;
9 de setembro – 9h e 14h;
10 de setembro –9h;
12 de setembro – 9h e 14h.

Veja a lista completa dos réus:

Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;

Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);

Almir Garnier- ex-comandante da Marinha;

Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;

Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);

Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;

Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022;

Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Da Redação

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/09/2025