
Um avião da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) com 67 pessoas caiu próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25), horário de Brasília, segundo agências de notícias russas e a Reuters.
Inicialmente, a mídia cazaque havia informado que 105 passageiros e cinco tripulantes estavam a bordo, mas o número foi corrigido para 62 passageiros e cinco tripulantes.
A Associated Press (AP) atualizou o número de sobreviventes para 28, sendo que 22 feridos foram hospitalizados. A agência afirmou ainda que mais de 30 pessoas morreram, mas os números estão sendo revisados conforme o resgate avança.
Avião da Azerbaijan Airlines com mais de 70 passageiros a bordo cai no Cazaquistão.
O ministério de emergência do Cazaquistão confirmou que o avião foi desviado para Aktau devido à forte neblina.
A aeronave, pertencente à Azerbaijan Airlines, havia circulado o aeroporto várias… pic.twitter.com/qdHpBeMKh8
— Rodrigo R (@RodrigoR) 25 de dezembro de 2024
A aeronave Embraer 190, operada pela Azerbaijan Airlines no voo J2-8243, partiu de Bacu, capital do Azerbaijão, com destino a Grózni, na Rússia.
A companhia aérea explicou que o avião foi forçado a realizar um pouso de emergência a cerca de 3 km de Aktau devido a um nevoeiro em Grózni. Durante o trajeto, o avião enfrentou interferências no GPS e oscilou de altitude por 74 minutos antes da queda.
As autoridades cazaques abriram investigações para determinar as causas do acidente, considerando a possibilidade de falhas técnicas, segundo informações da agência de notícias Interfax da Rússia.
Os sobreviventes do avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão. pic.twitter.com/y9TeqDiZaR
— Mundo Vivo (@MundoVivo) 25 de dezembro de 2024