“Acabar com deficientes”: Presidente da JAC Motors Brasil ataca PCD e idoso e vira réu por discriminação

Sérgio Habib, presidente da JAC Motors no Brasil. Foto: Germano Luders/VEJA

Sérgio Habib, presidente da JAC Motors no Brasil e fundador do Grupo SHC, virou réu na Justiça de São Paulo após ataques a pessoas com deficiência e idosos. A denúncia foi aceita pela 5ª Vara Criminal do Fórum da Barra Funda, após declarações do executivo em um episódio do podcast “PrimoCast”, em maio de 2024.

Durante a entrevista, Habib sugeriu “acabar com deficientes físicos” como forma de reduzir o preço dos carros em 5%. Ele alegou que há fraudes no uso da isenção, mencionando inclusive que comprou um carro PCD em nome de sua mãe de 92 anos. O Ministério Público entendeu que a fala foi discriminatória e pediu uma indenização mínima de 20 salários mínimos por danos morais coletivos.

“A gente faz o [desconto fiscal para] deficiente físico. Minha mãe tem 92 anos, se eu escrevo para o governo, falando que eu tenho que levar a minha mãe para o hospital uma vez por mês, para fazer uma visita, porque ela tem 92 anos, eu posso comprar um carro [com desconto para] deficiente. Teu filho quebra perna jogando futebol, você pode comprar um carro [com desconto para] deficiente. Se é surdo de uma orelha, você pode comprar um carro para deficiente”, declarou Habib.

“20% das vendas de carros é para deficiente físico. Sabe o que o governo poderia fazer? Acaba com deficiente físico. E você baixa o preço dos carros em 5%. Todo mundo iria comprar carro mais barato. (…). A gente vende carro para deficiente… As pessoas que compram carros para deficientes são gente como a gente”.

A promotora responsável destacou que o caso se enquadra na legislação de proteção à pessoa com deficiência e ao idoso, apontando que a fala foi feita em meio de comunicação e atingiu coletivamente esses grupos. O juiz do caso deu prazo de 10 dias para que Habib apresente defesa.

Em nota, a JAC Motors e o Grupo SHC afirmaram que a frase foi tirada de contexto e que Habib se referia apenas ao modelo de isenção fiscal. A defesa citou que o Ministério Público do Rio de Janeiro arquivou um inquérito semelhante, por considerar que não houve intenção discriminatória.

Sérgio Habib é um nome conhecido no mercado automotivo. Foi responsável por trazer a Citroën ao Brasil, além de representar marcas como Jaguar e Aston Martin. Atualmente, lidera a JAC Motors e lançou no país uma linha de veículos 100% elétricos. A empresa enfrenta recuperação judicial com dívidas superiores a R$ 500 milhões.

Artigo Anterior

Receita lança piloto da reforma tributária para testar CBS em empresas

Próximo Artigo

STF forma maioria para aumentar segurança de ministros aposentados

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!