Abono salarial do PIS/Pasep começa a ser pago no dia 17; saiba quem recebe

Cédulas de reais e logo da “Previdência Social”: Pagamento do PIS/Pasep 2025 começa no dia 17 de fevereiro – Foto: Reprodução

O pagamento do primeiro lote do abono salarial PIS/Pasep 2025 começa na próxima segunda-feira (17). Os primeiros a receber serão os trabalhadores nascidos em janeiro. O benefício é destinado a quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023, com remuneração de até dois salários mínimos. Desde o dia 5 de fevereiro, é possível consultar se há direito ao pagamento.

A consulta pode ser feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, no portal Gov.br ou pela Central Alô Trabalho, no telefone 158. No aplicativo, basta acessar a aba “Benefícios”, selecionar “Abono Salarial” e clicar em “Pagamentos” para conferir valores e datas. O atendimento telefônico é gratuito e funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Benefício será direcionado a 25,8 milhões de trabalhadores

O Ministério do Trabalho e Emprego informou que o benefício será pago a 25,8 milhões de trabalhadores, totalizando R$ 30,7 bilhões. O PIS será depositado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep será repassado pelo Banco do Brasil. O valor do abono varia conforme o número de meses trabalhados em 2023 e pode chegar a R$ 1.518.

Fachada de agência do Banco do Brasil – Foto: Reprodução

Os pagamentos serão feitos de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Em março, recebem os nascidos em fevereiro, enquanto os nascidos em março e abril terão o valor liberado em abril.

O cronograma segue até agosto, quando será pago o último lote, referente aos nascidos em novembro e dezembro. Os valores ficam disponíveis para saque até 29 de dezembro de 2025.

Calendário de pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2025 – Foto: IstoÉ

Como sacar?

Os trabalhadores podem sacar o benefício em contas da Caixa, lotéricas e terminais de autoatendimento. No Banco do Brasil, o pagamento será realizado por crédito em conta, transferência via Pix ou atendimento presencial. Quem não possuir conta nesses bancos pode realizar o saque apresentando documento oficial com foto.

Regras para recebimento

Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial. O valor recebido será proporcional ao tempo trabalhado no ano-base.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

PF investiga senador bolsonarista em esquema de desvio de emendas parlamentares

Próximo Artigo

“Mercado” queima Lula na fogueira, por Eduardo Vasco

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!