Uma pesquisa recentemente divulgada pelo instituto PoderData revela que a população brasileira, em geral, desaprova as atuações do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Quando questionados sobre como avaliam o trabalho da Câmara dos Deputados, 48% responderam “péssimo” ou “ruim”, enquanto apenas 9% disseram “bom” ou “ótimo”. Para 34%, o trabalho da Câmara é apenas “regular”. Esses níveis são semelhantes aos apontados no último levantamento do instituto sobre o tema, divulgado em maio.
Avaliação da Câmara, segundo o PoderData:
- Péssimo ou ruim – 48%
- Regular – 34%
- Bom ou ótimo – 9%
- Não sabem – 9%
O Senado Federal tem avaliação ligeiramente melhor, mas também não tem números animadores, com 45% apontando a atuação como “péssima” ou “ruim” e 16% como “boa” ou “ótima”.
Avaliação do Senado, segundo o PoderData:
- Péssimo ou ruim – 45%
- Regular – 32%
- Bom ou ótimo – 16%
- Não sabem – 8%
Em relação ao STF, a situação não difere muito da registrada na pesquisa sobre os parlamentares: são 43% que avaliam o trabalho dos ministros como “péssimo” ou “ruim”, contra apenas 12% que responderam “bom” ou “ótimo”.
Avaliação do STF, segundo o PoderData:
- Péssimo ou ruim – 43%
- Regular – 34%
- Bom ou ótimo – 12%
- Não sabem – 8%
Foram 2.500 entrevistas feitas por telefone entre os dias 14 e 16 de dezembro. Os participantes são moradores de 192 cidades, nos 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais.