A utopia fantástica de Dori Caymmi, por Aquiles Rique Reis

A utopia fantástica de Dori Caymmi

por Aquiles Rique Reis

Hoje vamos de Utopia (Biscoito Fino), o recém-lançado álbum de inéditas de Dori Caymmi, ele que está na flor da jovialidade musical de sua carreira – fato a ser comemorado com vivas e salves pelos amantes da música brasileira. Suas músicas soam com o frescor do bom senso de quem conhece os atalhos da confecção de harmonias e melodias.

Algumas músicas:

Búzios Azul” (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro), com participação do Boca Livre, inicia com o Boca fazendo coro para que brilhe o cantar de Dori. Os cinco seguem com ele fazendo a quinta voz do arranjo vocal de Maurício Maestro. Instrumentistas: Dori Caymmi (violão), Maurício Maestro (violões de aço e náilon e baixo elétrico),Itamar Assiere (piano) e Jurim Moreira (batera).

O Nome da Moça” (DC e Roberto Didio) traz a voz de Mônica Salmaso.A intro é do violão de Dori e do clarinete de Cristiano Alves. Acompanhada só pelo violão, vem Salmaso, meu Deus! O clarinete se ajunta a eles para logo tocar um intermezzo. Dori volta a cantar com Salmaso. A delicadeza se acentua. Instrumentistas: Itamar Assiere e Paulo Aragão (violão), Jorge Helder (baixo elétrico) e Jurim Moreira (batera).         

Para “Viageiro” (DC e Paulo César Pinheiro), Dori convidou um grande coral: MPB4, Mônica Salmaso, Boca Livre e Sérgio Santos. A viola (Neymar Dias) ponteia o baião. A sanfona (Lulinha Alencar) se ajunta a ela e apoiam Dori e o coral. O arranjo embala a cantoria. Instrumentistas: Dori Caymmi (violão), Itamar Assiere (piano),Paulo Aragão (violão),Jorge Helder (baixo elétrico), Jurim Moreira (batera).

Pelas Mãos de Algum Poeta” (DC e Sérgio Santos) conta com a participação de Sérgio Santos. Com sua bela voz, Sérgio se ajunta com Dori e arrasam no duo em  uníssono. Instrumentistas: Dori Caymmi (violão), Itamar Assiere (piano), Jorge Helder (baixo elétrico), Jurim Moreira (batera e percussão), Lulinha Alencar (sanfona) e Neymar Dias (viola).

Isabela” (DC e Ivan Lins) tem a participação de Ivan.Jorge Helder está no baixo elétrico e Jurim Moreira na batera. Dori canta com o piano deItamar Assiere, e Ivan com apoio das flautas em sol e em dó de José Carlos bigorna e Dirceu Leite.

Para regravar o frevo “Ninho de Vespa (DC e PC Pinheiro) – a única não-inédita do álbum –, Dori chamou o MPB4. O arranjo vocal de Paulo Pauleira tem nos saxes alto de Dirceu Leite e do tenor de Zé Carlos Bigorna o apoio para as vozes. Instrumentistas: Assiere (piano), Jorge Helder (baixo elétrico) e Jurim Moreira (batera).

Ouvir Utopia é como subir a pedra do Arpoador e, lá do alto, apreciar o por do sol atrás do Morro Dois Irmãos: um arrepio a cada constatação de que a beleza se faz do cenário que a evoca.

Aquiles Rique Reis

Nossos protetores nunca desistem de nós.

Ficha técnica:

Produção: Jorge Helder; produção; gravação, mixagem e masterização: Lucas Ariel (Estúdio Biscoito Fino); assistente de gravação: Walace Ferreira.

Ouça o álbum:

Leia também:

Artigo Anterior

Trabalho remoto no serviço público expõe fragilidade da reforma administrativa

Próximo Artigo

Tarifaço de Trump pode jogar 875 mil americanos na pobreza até 2026

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!