A rejeição de militares ao ex-chefe do Exército que negou golpe

O comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes: ele ainda sofre rejeição de parte dos militares. Foto: reprodução

Apontado pela Polícia Federal (PF) como um dos principais responsáveis por evitar um golpe de Estado, o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes enfrenta rejeição de parte dos militares, especialmente da reserva, segundo informações da colunista Bela Megale, do Globo.

O general, conhecido por sua postura legalista, admitiu a pessoas próximas que os ataques ainda o incomodam e tem adotado uma postura discreta, evitando compromissos, inclusive no meio militar.

Entre militares que apoiavam o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), há indignação com Freire Gomes por sua recusa em abraçar o golpe planejado, conforme apontado pela PF em seu relatório final divulgado na semana passada.

Os sinais ambíguos de Freire Gomes, comandante do Exército durante a trama golpista - ISTOÉ Independente
Jair Bolsonaro e Freire Gomes: o general foi determinante para impedir o plano golpista. Foto: reprodução

O documento destaca que o general foi determinante para impedir que o plano golpista fosse consumado. Inicialmente, a própria PF tratava Freire Gomes como suspeito, investigando se ele teria omitido informações sobre a trama.

Essa abordagem mudou após o depoimento do general neste ano. Na oitiva, Freire Gomes detalhou a reunião em que os chefes das Forças Armadas estiveram com Bolsonaro, após a derrota para o presidente Lula (PT), e receberam uma minuta golpista apresentada pelo então presidente.

“O golpe de Estado perpetrado pela organização criminosa não ocorreu […] pela posição inequívoca dos comandantes do Exército e da Aeronáutica, General Freire Gomes e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Almeida Baptista Junior, e da maioria do Alto Comando do Exército, de permanecerem fieis aos valores que regem o Estado Democrático de Direito, não cedendo às pressões golpistas”, afirma o relatório da PF.

Artigo Anterior

Comissão do Senado aprova texto de projeto de lei sobre Inteligência Artificial

Próximo Artigo

‘Pequenas máquinas agrícolas são uma necessidade para agricultura camponesa’, diz pesquisadora chinesa

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!