Em entrevista ao programa Café PT, a deputada federal Ana Paula (PT-MG), pré-candidata à prefeitura de Uberlândia (MG), falou sobre sua campanha, o enfrentamento da extrema direita no Parlamento e a defesa dos direitos das mulheres nas eleições municipais.
A parlamentar destacou a construção coletiva que vem sendo feita na cidade e a importância de haver mais mulheres na política, pois elas sentem na pele as agruras do dia a dia e podem proporcionar mudanças mais profundas na sociedade.
Dentre as ações que pretende implementar em Uberlândia, Ana Paula destaca a prioridade em cuidar das pessoas, na saúde, educação e geração de emprego e renda.
A pré-candidata também defendeu a importância da educação, tendo em vista sua formação como pedagoga e sua experiência como deputada federal.
Ana Paula também criticou a ascensão da extrema direita no Parlamento, afirmando que isso enfraqueceu o debate político de qualidade e que os parlamentares da extrema direita aproveitam o ano eleitoral para trazerem à tona temas ligados à agenda de costumes.
A deputada fechou a entrevista com um recado para as mulheres, convidando-as a ocupar a política com qualidade e a ser a mudança que elas esperam no mundo.
Projetos para a prefeitura de Uberlândia
Indagada sobre a importância de o povo mineiro ter o PT na prefeitura de Uberlândia, Ana Paula destacou que o mandato do presidente Lula tem mostrado a importância de incluir as pessoas no orçamento, de priorizar a educação, a saúde e a mobilidade urbana.
A parlamentar também destacou a construção de projetos como escola de tempo integral, creche, UBSF e CAPS infantil, e a prioridade em cuidar das pessoas.
Atenção especial à educação
A deputada é pedagoga, filha de professores, mestra em educação e, no ano passado, ganhou o prêmio Congresso em Foco como a parlamentar que mais atua na defesa da educação. Por conta dessa trajetória, o tema educação é altamente prioritário para a pré-candidata.
Ana Paula defendeu a importância da educação como investimento e não como gasto, e destacou a necessidade de valorizar e reconhecer os servidores públicos municipais.
O Parlamento brasileiro e a extrema direita
Outro ponto da entrevista foi a ascensão de deputados e deputadas da extrema direita no Parlamento. Na avaliação de Ana Paula, a atuação desses parlamentares enfraqueceu o debate de ideias e projetos que busquem a melhoria da vida da população, dando lugar a trocas de ofensas e violências verbais.
A deputada acredita que esses parlamentares aproveitam o ano eleitoral para trazerem à tona temas ligados à agenda de costumes, para criar uma cortina de fumaça e não debater os temas reais, concretos de quem está na ponta vivendo as dificuldades.
Recado para as mulheres
“Quando as mulheres ocupam a política as vidas são transformadas. Quero convidar você, mulher de luta, a colocar o seu nome, a sua vida à disposição da construção de projetos coletivos que podem, sim, transformar a vida das pessoas. Ocupe a política com qualidade. Seja a mudança que você espera no mundo. Com coragem tem jeito.”
Da Redação Elas por Elas