Não permitirei circo no meu tribunal', diz Moraes a advogado em audiência do golpe – CartaCapital
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, durante julgamento da trama golpista. Foto: Reprodução

O primeiro dia de depoimentos da ação penal que pode levar à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi marcado por uma medida inédita adotada pelo ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF).

Pela primeira vez na história da Corte, Moraes permitiu que os demais ministros da Primeira Turma acompanhassem, ao vivo e por videoconferência, os depoimentos colhidos no processo que apura a tentativa de golpe de Estado, conforme informações da colunista Malu Gaspar, do Globo.

Além de assistirem às oitivas, os ministros também puderam fazer perguntas diretamente às testemunhas de defesa e acusação.

Participaram da sessão os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente da Turma. Flávio Dino, que também integra o colegiado, delegou a um auxiliar a tarefa de acompanhar os trabalhos. Todos eles serão responsáveis por julgar Bolsonaro e os demais réus da ação penal.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Foto: Reprodução

Durante as cerca de três horas de audiência realizadas na última segunda-feira (19), Zanin e Cármen acompanharam a sessão em silêncio. Já Fux interagiu com uma das testemunhas, o ex-coordenador de inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Adiel Pereira Alcântara, buscando detalhes sobre uma reunião do órgão durante o período eleitoral de 2022.

A decisão de Moraes foi considerada inédita e sinaliza a relevância que o ministro atribui ao processo. Internamente, também é vista como uma tentativa de estreitar a colaboração com os colegas da Turma, sobretudo com Luiz Fux, que já havia manifestado publicamente desconforto com as penas impostas por Moraes e defendia o envio do caso ao plenário do STF.

Apesar da abertura para os ministros, a imprensa e os advogados foram proibidos de gravar imagens ou áudios dos depoimentos. Os jornalistas puderam acompanhar as oitivas por meio de um telão no auditório da Primeira Turma, sem acesso direto à sala das audiências.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/05/2025