Aposentados protestam contra o governo argentino em frente ao Congresso Nacional em Buenos Aires – Foto: Luis ROBAYO / AFP

O resumo do aconteceu nessa quarta-feira em Buenos Aires, em mais uma manifestação de aposentados, segundo o jornal Página 12:

“A grande marcha em apoio aos aposentados terminou sem grandes incidentes, em meio a uma grande operação de segurança liderada pela ministra Patricia Bullrich. Dessa forma, evitou-se a violência e a repressão policial que ocorreram durante a semana, embora tenha havido um deslocamento em massa de quatro forças nas estações de trem, além de verificações de carteiras de identidade e mochilas extraviadas.

Enquanto isso, em meio a uma sessão da Câmara repleta de trocas de insultos, o partido no poder garantiu luz verde para o decreto de Milei para o acordo com o FMI com 129 votos a favor, 108 contra e 6 abstenções”.

Poderia ser acrescentado, principalmente para quem olha de longe, como os brasileiros, que a marcha foi, em sua maioria, uma mobilização não de aposentados, mas de jovens.

Os aposentados saíram às ruas de novo, como fazem sempre às quartas-feiras, mas o que se viu mesmo, pelas imagens da TV C5N, foi uma presença marcante de jovens e adolescentes, principalmente mulheres.

Com detalhes que diferenciam essa caminhada até o Congresso da realizada na semana passada, que teve 140 detidos e mais de 600 feridos. Desta vez não houve confronto direto com a polícia, que cercou as ruas do entorno e o Congresso com 2 mil homens e dificultou o ir e vir em Buenos Aires.

Também não apareceram desta vez, como ocorreu na semana passada, as torcidas organizadas, que foram protagonistas dos confrontos da quarta-feira anterior.

Com uma estimativa de aumento da presença de manifestantes nas ruas, mas com vitória do governo no Congresso, poderia se dizer que houve um empate.

E estas são as perguntas inevitáveis. Como será a quarta-feira que vem? Uma hora não vai bater o cansaço?

________________________________________________________________

DESESPERO

Uma cena da bravura das argentinas que enfrentam o fascista Javier Milei. Essa senhora desesperada grita para os policiais que estão do outro lado das grades de ferro erguidas pelo governo em torno do Congresso. A imagem é da TV C5N. Link logo abaixo:

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 20/03/2025