A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou nesta quinta-feira (5) que a conclusão do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) “está à vista“.
A declaração foi dada após Ursula chegar na América Latina, para a reunião da 65ª Cúpula do bloco latino-americano, que acontece nesta quinta e sexta-feira (6), em Montevidéu, no Uruguai.
“Pousamos na América Latina. A linha de chegada do acordo UE-Mercosul está à vista. Vamos trabalhar, vamos atravessá-la. Temos a oportunidade de criar um mercado de 700 milhões de pessoas“, escreveu Von der Leyen na rede social X.
A presidente da Comissão Europeia pousou no Brasil, mas já embarcou para Montevidéu, segundo a porta-voz, Paula Pinho. O governo do Uruguai incluiu uma reunião com Von der Leyen na agenda do presidente Luis Lacalle Pou para esta quinta-feira, às 15h, mas o encontro ainda não foi confirmado.
A presença da presidente da Comissão Europeia na Cúpula do Mercosul indica que o acordo, que criará a maior zona de livre comércio do mundo, deve ser concluído após mais de duas décadas de negociações.
O tratado discutido entre os 27 países do bloco e os membros fundadores, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, foi fechado em 2019. Contudo, logo depois, a parte europeia adicionou um anexo ao documento, exigindo aos países latino-americanos mais garantias sobre questões ambientais e trabalhistas.
O governo francês, por exemplo, se manifestou contra o avanço do acordo, informou a Reuters. O presidente Emmanuel Macron teria dito à Von de Leyen que a França considera “inaceitável” o acordo em seu estado atual.
Leia também: