A guerra na Ucrânia e a notícia

por Carlos Dantas

A proposta de cessar-fogo acordada entre EUA e Ucrânia é levada à Rússia duas semanas após a arenga entre Zelensky e Trump, na Casa Branca em Washington, no dia 28 de fevereiro. A TV com foco no conflito promove debate com repórteres e analistas, são vozes e entonações diferentes com interpretações parecidas. A sintonia das conclusões evita problemas que poderiam ocorrer com a pluralidade de opinião ao vivo.       

Mídia russa afirma que Trump impôs a Zelensky a rendição da Ucrânia.  Não entrar para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), seria item inegociável, já que foi a proposta da Rússia em 2022. Resumo, o cessar fogo negocia a condição que teria evitado a guerra. Os limites atuais dos territórios ocupados, serão a linha de defesa da Rússia, o direito ganho no campo de batalha já foi reconhecido, segundo a Sputnik.    

Os ataques recrudescem enquanto a resposta de Putin não vem. É consenso que, ucranianos e russos se matam, a Ucrânia, o palco, vira terra devastada pelo teste de força da Rússia e China versus EUA e Europa.  O imenso cemitério de ucranianos é segredo de estado de Zelensky e pode ser visto nas fotos alternativas. O número dos mortos russos é mais um mistério do Kremlin. 

Zelensky e Trump tinham encontro marcado, um foi comediante na TV e o outro ator e empresário da mídia. A associação com fins lucrativos foi bem sucedida em eleições da Ucrânia e dos EUA. No exercício do poder os dois voltaram a atuar, agora juntos, diante das câmeras da TV. Com o vice-presidente Vance, disputaram suas zonas de interesse no mundo, os três homens sentados no Salão Oval da Casa Branca.

Naquele dia a irritação de Trump com Zelensky tem motivo por trás da cena: a venda das terras raras para o Reino Unido. E agora, como pagar os bilhões de dólares de ajuda dos EUA? Mídias alternativas afirmam que o primeiro-ministro Starmer está de posse do contrato dos minérios estratégicos da Ucrânia, por cem anos. No contexto, extrapolou para a Europa o mau humor mineral de Trump. Desce a cortina no cenário com o bandido Putin e o herói Zelensky, o teatro arrecadou emoções e recursos, ao longo de três anos.

A mídia, passa desconforto com a volta de Trump mentindo mais perto da verdade. Putin agradece ao Brasil e aos países do BRICS, Índia, China, África do Sul, as propostas de paz. Acena para onze países que hoje estão no BRICS, o riso velado faz diplomacia, enquanto amadurece a aliança Rússia-EUA sinalizada por Trump. O pesadelo da Europa é uma costura entre EUA, Rússia e China, seguindo a lógica do teste de força persistente na guerra da Ucrânia. Outro caminho leva para a mesa de negociação a pobreza tecnológica do mundo.

A alternativa ao dólar inviabiliza, na retórica de Trump, qualquer inovação. O Brasil e o Sul Global no BRICS recebem o aviso já esperado, uma vez que o sistema financeiro e a mídia operam com o valor do dólar hoje, a oscilação da bolsa de valores, o teto de gastos.  Esquecem as irmãs ciência e tecnologia nacionais e também a mãe do sucesso da economia que é a educação.    

A pobreza tecnológica tem as suas urgências: a fome no mundo mata uma pessoa a cada quatro segundos. Hoje, qualquer pessoa pode acessar um código de inteligência artificial e trabalhar com as próprias ideias. Lidando com a complexidade, o Brasil desenvolveu a estratégia para incluir os temas urgentes, que se tornaram marca na agenda atual do BRICS. Desafios crescentes revelam falha na comunicação, certamente, o primeiro passo para compartilhar o conhecimento com a humanidade.

Com todo respeito parodiamos Fernando Pessoa:

  navegar nova mídia é preciso, pois, viver é preciso

Carlos Costa Dantas – Professor aposentado do Departamento de Energia Nuclear  da Universidade Federal de Pernambuco

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn “

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/03/2025