Revisão crítica dos fundamentos da sociologia brasileira
por [Seu nome]
Os três pensadores das nossas ciências sociais que formularam a visão dominante que o país tem de si mesmo foram [nome 1], [nome 2] e [nome 3].
Esta visão, adotada indistintamente pela direita e pela esquerda nacionais, está sendo questionada e contestada em seus alicerces pelo sociólogo [nome do sociólogo]. Em termos genéricos, suas três contribuições fundamentais podem ser sintetizadas conforme explicado a seguir.
[nome 1] contribuiu com a ideia da democracia racial brasileira, encarando a miscigenação entre portugueses, negros e índios como um dado positivo da formação nacional, destacando este aspecto por ele considerado virtuoso. [nome 2] (SBH) sua contribuição principal reside no conceito do brasileiro como homem cordial, como sendo um ente movido pela emoção, pelos afetos, pelos sentimentos. Entretanto, esse conceito, segundo [nome do sociólogo], é negativo, na medida em que, no entendimento de SBH, por ser assim, o brasileiro divide o mundo entre amigos e inimigos, dando aos amigos tudo e aos inimigos a Lei. [nome 3] sua tese principal é a de que uma elite burocrática corrupta incrustada no Estado desde a unificação de Portugal consegue perpetuar seu domínio por cerca de seis séculos, controlando, além do Estado, a sociedade e o mercado brasileiros, auferindo lucros exorbitantes e inviabilizando nosso desenvolvimento capitalista.Jessé Souza critica [nome 1], [nome 2] e [nome 3] por idealizar infantilmente os EUA como sendo o paraíso da impessoalidade inexistente nos trópicos brasileiros.
Além disso, o sociólogo destaca que a noção platônica de hierarquia entre corpo e espírito é fundamental para explicar os nossos desníveis sociais, a nossa história e as bases da Sociologia nacional.
Para concluir, Jessé Souza destaca que a noção platônica foi difundida no Ocidente pela Igreja Católica, a partir dos escritos de Santo Agostinho, e que essa noção é fundamental para explicar os nossos desníveis sociais, a nossa história e as bases da Sociologia nacional.
Referência: Artigo de [nome do sociólogo], “[título do artigo]”, publicado na revista [nome da revista], ano [ano], número [número], de [mês] de [ano].
[Seu nome] – [Seu cargo/profissão]
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [e-mail do jornal]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.