A Federação dos Trabalhadores das Universidades das Américas, FTUA, expressa sua preocupação com os atos de repressão injustificada e a detenção prisional de pessoas inocentes, que exerceram seu direito legal de protesto contra a sanção da “Lei de Fundamentos”.
Exigimos a libertação imediata dos detidos e a garantia de processos judiciais transparentes, baseados na presunção de inocência e no respeito pelos direitos humanos, consagrados na Constituição e nos Tratados Internacionais.
Em ritmo acelerado, vemos na Argentina um panorama de declínio crescente dos direitos sociais e da estruturação de sistemas jurídicos e dispositivos policiais, com objetivo de frear as demandas coletivas por meio da repressão, do medo e da intimidação física, combinados com o uso de meios digitais “violentos” que espalham informações falsas.
Na semana passada, na Organização Internacional do Trabalho, OIT, a FTUA participou nos diferentes espaços de denúncia da violação dos direitos laborais promovidos pelo Governo. Atuaremos em fóruns de direitos humanos para denunciar as violações do exercício dos direitos fundamentais e direitos humanos.
Hoje mais do que nunca sabemos que sem lutas não há vitórias.
Marcelo Di Stefano
Secretário Executivo
Walter José Merkis
Presidente
Fonte: Federação dos Trabalhadores das Universidades das Américas – FTUA