A Federação dos Trabalhadores das Universidades das Américas, FTUA, expressa sua preocupação com os atos de repressão injustificada e a detenção prisional de pessoas inocentes, que exerceram seu direito legal de protesto diante do Congresso Nacional contra a sanção da chamada “Lei de Fundamentos”.

Exigimos a libertação imediata dos detidos e a garantia de processos judiciais transparentes, baseados na presunção de inocência e no respeito pelos direitos humanos, ambos consagrados na Constituição e nos Tratados Internacionais.

Em ritmo acelerado, vemos na Argentina um panorama de declínio crescente dos direitos sociais e da estruturação de sistemas jurídicos e dispositivos policiais, com objetivo de frear as demandas coletivas por meio da repressão, do medo e da intimidação física, combinados com o uso de meios digitais “violentos” que espalham informações falsas.

Na semana passada, na Organização Internacional do Trabalho, a FTUA participou nos diferentes espaços de denúncia da violação dos direitos laborais promovidos pelo Governo. No mesmo sentido, atuaremos em fóruns de direitos humanos para denunciar as violações do exercício dos direitos fundamentais e direitos humanos.

Hoje mais do que nunca sabemos que sem lutas não há vitórias.

Marcelo Di Stefano
Secretário Executivo

Walter José Merkis
Presidente

Fonte: Federação dos Trabalhadores das Universidades das Américas – FTUA

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024