“A China apoia o povo brasileiro na defesa de sua soberania nacional” Xi liga para Lula e reforça aliança do Sul Global contra EUA

Na manhã dessa terça-feira (12), no horário de Pequim, o líder Xi Jinping ligou para Lula para discutir sobre o futuro do Brics e oportunidades de comércio Brasil-China. “A China está pronta para trabalhar com o Brasil para estabelecer um exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global”, afirmou Xi.

Lula informou Xi sobre a recente situação das relações do Brasil com os EUA e a defesa da soberania brasileira. O líder chinês acrescentou: “A China apoia o povo brasileiro na defesa de sua soberania nacional e apoia o Brasil na salvaguarda de seus direitos e interesses legítimos, exortando todos os países a se unirem na luta decidida contra o unilateralismo e o protecionismo”.

Xi descreveu o Brics como “plataforma-chave para construir consenso no Sul Global” e convocou os países do grupo a “defender, juntos, as normas básicas que regem as relações internacionais e proteger os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento”.

Ele também fez referência aos projetos da Iniciativa Cinturão e Rota e do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Brasil. “As relações entre a China e o Brasil estão em seu melhor momento na história, com a construção de uma comunidade sino-brasileiro com um futuro compartilhado e o alinhamento das estratégias de desenvolvimento dos dois países começando bem e progredindo de forma fluida”.

Xi ainda ressaltou a importância da aliança entre os dois países na construção de uma nova ordem mundial: “[devemos] garantir o êxito da Conferência da ONU sobre Mudança Climática em Belém e promover o papel do grupo Amigos da Paz na facilitação da solução política da crise na Ucrânia”.

Artigo Anterior

CEMDP realiza solenidade para entregar certidões retificadas de pessoas mortas na Ditadura

Próximo Artigo

Câmara aprova regime de urgência para 6 projetos; veja a lista

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!