“A angústia deu espaço para a tranquilidade”, diz Janja após cirurgia de Lula

A primeira-dama Rosangela Silva, mais conhecida como Janja, publicou uma nota na tarde desta terça (10) afirmando estar tranquila após o sucesso da cirurgia realizada às pressas no presidente Lula na madrugada passada, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Há quase uma semana com enxaqueca, Lula foi internado e realizou exames que atestaram a formação de um coágulo na região superior do crânio. O hematoma seria uma consequência do acidente doméstico que o presidente sofreu em outubro passado, quando caiu no banheiro e bateu a cabeça.

Na manhã de hoje, a equipe do Sírio Libanês afirmou que Lula passou por uma cirurgia padrão para o caso e que o hematoma não atingiu o cérebro e foi totalmente removido. Lula está bem, alimentando-se e conversando normalmente, afirmou o médico Roberto Kalil, acrescentando que o risco de lesão cerebral no presidente é “zero”.

Nas redes sociais, Janja, a única acompanhante de Lula no hospital, agradeceu as mensagens e orações e pediu tranquilidade. “Depois da cirurgia muito bem sucedida, a angústia dessa noite deu espaço para a tranquilidade e para a certeza de que, com a dedicação da equipe médica e com a fé e o amor do povo, em breve ele estará novamente de volta ao trabalho. Por isso, fiquem tranquilos!”, escreveu.

Na coletiva de imprensa realizada mais cedo, o médico Mauro Suzuki explicou que o nome técnico do procedimento realizado em Lula chama-se trepanação. “Traduzindo, é uma pequena perfuração no crânio, são orifícios pequenos. Um procedimento relativamente padrão em neurocirurgia. Não é uma abertura ou violação do crânio importante”, esclareceu. O termo que vinha circulando na imprensa, “craniotomia, não está errado, mas a gente usa esse termo para aberturas maiores”, comentou.

Segundo o médico Marcos Stavale, no caso de Lula, “o sangramento estava situado entre o cérebro e a membrana meninge, chamada dura-mater. Ele comprimiu o cérebro, ele foi removido e o cérebro foi descomprimido. Lula está com as funções neurológicas preservadas”, assegurou.

A previsão é de que Lula fique internado na UTI por mais 48 horas para observação e possa voltar a Brasília a partir da semana que vem.

Leia também:

Artigo Anterior

China anuncia investimento de € 4 bi em fábrica de baterias na Espanha

Próximo Artigo

Relator prevê alíquota reduzida em 60% para fraldas na reforma tributária

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!