Meninos com asas, por Aquiles Rique Reis

Meninos com asas

por Aquiles Rique Reis

Hoje trataremos de um álbum gravado por dois jovens geniais. Desde que os ouvi pela primeira vez, encantei-me. Fascínio que só fez aumentar quando fui assisti-los ao vivo, num show numa das unidades do Sesc paulistano, quando lançavam o primeiro álbum. A presença de palco dos rapazes contrastava com a timidez que demonstravam enquanto se revelavam fora de série. Inadmissível perder qualquer movimento que surgia daquelas mãos. Liguei-me!

Desde então, busquei acompanhar a trajetória do duo. Até que, em fevereiro deste ano de 2025, recebi o convite do produtor deles para escrever o release do álbum que lançariam no segundo semestre (sim, é raro, mas às vezes sou convidado a escrever releases). Honrado, caí dentro: abaixo está o texto que dediquei a eles, com algumas pequenas modificações.

O Duo Rafael Beck & Felipe Montanaro lança agora Fantasia Brasil 2 (Biscoito Fino), seu segundo e aguardado álbum.

Os meninos do interior de São Paulo – Rafael tem 24 anos e Felipe, 19 –, são multi-instrumentistas. Ouvi-los em todo o seu esplendor carece que estejamos atentos aos detalhes dos arranjos que criam. Eles são uma verdadeira linha de montagem de surpresas rítmicas, harmônicas e melódicas. Não há simetria prévia que antecipe a genialidade dos caras, eles são extraordinários a cada acorde. Não bastassem tantos atributos, a qualidade do repertório que escolheram é formidável. Apesar de muito jovens, eles arrasam ao demonstrar um faro aguçado para buscar músicas da mais fina linhagem, trazendo-as para seu universo cotidiano.

A busca por timbres e soluções harmônicas, embaladas em criatividade rítmica; os uníssonos; os duos que se desgarram e se ajuntam, febris e eficazes. Tudo com o bom-gosto à flor da pele, as dinâmicas arrepiando o cabelo…

Ei-las: “Geni e o Zepelim”,citação: “Meu Caro Amigo” (Chico Buarque); “Sapato Velho” (Mú Carvalho, Claudio Nucci e Paulinho Tapajós); “Refazenda” (Gilberto Gil); “Aprendendo a Jogar” (Guilherme Arantes); “Oia Eu Aqui De Novo” e “Forró no Escuro” (António Barros e Luiz Gonzaga); “Cheia de Charme” e “Deixa Chover” (Guilherme Arantes); e “20.23” (Rafael Beck e Felipe Montanaro).

Ouvir Rafael e Felipe é uma arte a ser aproveitada pelos felizardos que desfrutarem de Fantasia Brasil 2. Basta abrir os ouvidos para estranhezas e delicadezas; sentir a mudança de clima em meio aos arranjos que eles tocam desabusadamente; deixarem-se embalar pela alegria juvenil do piano de Felipe e pelas flautas de Rafael. Música é a vida deles, ofício essencial e imprescindível. Que muitos ouçam Fantasia Brasil 2 e confiram o som dos meninos que têm asas nas mãos, é o que desejo. Simples assim.

Aquiles Rique Reis

Nossos protetores nunca desistem de nós.

Ficha técnica: Felipe Montanaro: piano acústico; Rafael Beck: flautas Dó e Sol; Newton d’Ávila: produção; Luiz Leme: gravação, mixagem e masterização; Gabriel Alterio: assistente de gravação.

Ouvir o álbum:

Leia também:

Artigo Anterior

Sintaema atua em defesa das famílias da Favela do Moinho e reafirma seu papel nas lutas gerais

Próximo Artigo

Ex-ministro Rogério Marinho é a última testemunha a depor no processo da trama golpista

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!