Encontro Regional de Garis discute piso nacional e mobilização da categoria em Patos-PB

O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP), realizou o encontro regional dos garis, com representação dos 23 municípios que compõe a sua base territorial, em parceria com a CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e a FETRAM- Federação dos Trabalhadores Públicos na Paraíba.

A discussão principal foi sobre a luta pela aprovação do Piso Nacional da Categoria, de dois salários mínimos, conforme o Projeto de Lei 4146/2020, que tramita no congresso nacional, que visa regulamentar a profissão para os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana, além da implantação da insalubridade no grau máximo de 40%, aposentadoria especial, laudo do PPP- Perfil Profissiográfico Previdenciário que é obrigatório para todas as empresas que possuem empregados expostos a riscos no ambiente de trabalho, e é fundamental para comprovar o direito à aposentadoria especial, que deverá ser feito pelas prefeituras.

As condições dignas de trabalho, a entrega do EPI- Equipamento de Proteção Individual adequado e de qualidade, horário de trabalho, fornecimento de água potável, banheiros químicos nas praças, também foram temas discutidos no encontro.

Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, a luta dos garis é digna e está sendo assumida pelo sindicato, há muito tempo e agora com maior envergadura, com o projeto do piso nacional. “O sindicato sempre fez a defesa intransigente por condições dignas de trabalho e de salários, além de ter feito o laudo de insalubridade da categoria em todos os municípios, mas infelizmente, muitos prefeitos ainda se negam a implantar”. Disse.

O sindicalista Zé Gonçalves, destacou que o Projeto de Lei 4146/2020 que trata do Piso Nacional de 2 salários munimos, trás também, a obrigatoriedade da implantação da insalubridade no percentual máximo de 40%, da aposentadoria especial, da jornada de trabalho, favorecendo a categoria nacionalmente. “Muitos prefeitos estão pagando apenas 20% de insalubridade, outros não estão pagando nada. Outros ignoram e não fazem o PPP- Perfil Profissiográfico Previdenciário para facilitar a aposentadoria especial e com a aprovação desse PL 4146/2020, vai obrigar a todos os seus direitos e em caso de negativa o sindicato acionará a justiça com base na lei.” Disse o líder sindical.

O SINFEMP vai assegurar a ida de representante para a audiência pública que será realizada em Brasília no dia 10 de junho de 2025.

Artigo Anterior

Avanço do PIB coloca Brasil entre os que mais crescem no mundo

Próximo Artigo

Nota de pesar pelo falecimento da mãe do companheiro Cidão

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!