O documento é uma nota de apoio da Frente Ampla Democrática Socioambiental (FADS) à Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, em resposta a ataques e manifestações de intolerância sofridos por ela durante uma audiência pública no Senado.

A FADS repudia veementemente o comportamento desrespeitoso e misógino dos senadores Marcos Rogério, Plínio Valério e Omar Aziz, durante a participação de Marina Silva em uma audiência sobre a criação de unidades de conservação marinha no Amapá. O texto destaca que tais atitudes refletem estruturas patriarcais, racismo e desrespeito à democracia, especialmente à participação de mulheres negras em espaços de poder.

A nota também reconhece a importância da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), conduzida por Marina, como um marco na retomada da democracia participativa na agenda ambiental brasileira, após anos de retrocessos.

O documento expressa solidariedade à Ministra, reafirma seu papel essencial na luta ambiental e social e condena qualquer tentativa de silenciar ou intimidar mulheres em posições de liderança. Encerra com uma citação de Marina Silva:

“Sou uma mulher de luta e de paz. Mas, nunca vou abrir mão da luta.”

Resumo feito com auxílio do ChatGPT

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 28/05/2025