Um fundo de índice negociado em bolsa (ETF) que rastreia o ChiNext, um índice chinês de empresas em crescimento semelhante ao índice Nasdaq, foi oficialmente listado na Bolsa de Valores brasileira, a B3.

Segundo a agência Xinhua, a listagem marca o lançamento oficial do programa ETF Connect entre a SZSE e a B3, inaugurando uma nova fase de cooperação no mercado de capitais entre a China e o Brasil, de acordo com a bolsa de Shenzhen.

Uma parceria entre a B3 e a Bradesco Asset viabilizou a listagem dos ETFs B-Index Connect China Universal CSI 300 (PKIN11) e B-Index Connect China AMC ChiNext (TECX11), os primeiros a permitir acesso aos fundos de índices CSI 300 e ChiNext. Os dois novos ativos começaram a ser negociados no mercado na segunda-feira, 26 de maio. 

As duas bolsas assinaram um Memorando de Entendimento sobre a cooperação do ETF Connect em março deste ano como uma medida prática para implementar os resultados da 7ª reunião do Comitê de Alto Nível de Coordenação e Cooperação China-Brasil.

Em linhas gerais, o ETF é um fundo aberto listado e negociado em bolsas de valores e investe em títulos constituintes de índices específicos ou outros ativos subjacentes, de acordo com o contrato do fundo.

De acordo com a bolsa brasileira, o CSI 300 é um índice de ações composto pelas maiores companhias do país asiático, como a fabricante de veículos elétricos BYD. Já o ChiNext é um índice composto por empresas de médio e pequeno porte com foco em setores de tecnologia, manufatura e serviços.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 27/05/2025