A conversa entre Lula e Marina após ataques machistas no Senado

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, e Lula. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nesta terça-feira (27), logo após ela abandonar uma sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado devido a ataques machistas de senadores de extrema-direita.

No diálogo, segundo Lauro Jardim, do jornal O Globo, Lula elogiou a postura da ministra: “Me senti melhor depois que você tomou a decisão de se retirar da comissão. Você fez certo. Era isso mesmo que você deveria ter feito”.

A ligação ocorreu quando Marina buscava saber do estado de saúde do presidente, diagnosticado com labirintite na segunda-feira (26).

Além de Lula, a ministra recebeu manifestações de apoio da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e do deputado Sidônio Palmeira. No entanto, durante a sessão conturbada, apenas dois senadores da base governista, Rogério Carvalho (PT-SE) e Eliziane Gama (PSD-MA), se solidarizaram publicamente com ela.

Os ataques machistas

O conflito teve início quando o senador Marcos Rogério (PL-RO), presidente da comissão, cortou repetidamente o microfone da ministra durante sua fala. Marina reagiu: “O senhor gostaria que eu fosse uma mulher submissa”. Rogério respondeu com a frase que se tornou símbolo do episódio: “Me respeite, ministra, se ponha no teu lugar”.

O clima se agravou com a intervenção do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que declarou: “A mulher merece o respeito. A ministra, não”. A fala remete a um episódio anterior, quando a ministra exigiu um pedido público de desculpas por Valério afirmar que tinha “vontade de enforcá-la”.

Diante da recusa dos parlamentares em se retratarem, a ministra encerrou sua participação: “Sou uma mulher de luta e de paz. Mas, nunca vou abrir mão da luta”, afirmou ao deixar a sessão.

Artigo Anterior

Lula liga para Marina após ataques e diz que ministra acertou ao se retirar de comissão

Próximo Artigo

Homem morre vítima de ‘bactéria comedora de carne’ após banho em famosa praia do litoral paulista

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!