Câmara Federal aprova projeto que estimula permanência da juventude no meio rural

Foto: Divulgação

Da Página do MST

A Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural (PL 9263/2017) foi aprovada no fim da noite desta segunda-feira (27/5) na Câmara Federal. O projeto estabelece direitos e benefícios para jovens de 15 a 29 anos que participem de estabelecimentos da agricultura familiar.

“O projeto atua em políticas de acesso à terra, educação no campo, apoio à cooperação, dentre outros. Além disso, inclui os jovens agricultores no grupo prioritário do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA) e promove iniciativas que favoreçam atividades econômicas vinculadas à cultura e ao turismo”, explica o deputado federal  Valmir Assunção (PT-BA), autor do PL.

O texto aprovado prevê a execução de um plano nacional por meio de convênios e acordos de cooperação com entes públicos, com consórcios públicos, organizações da sociedade civil e entidades privadas. Para identificar o público-alvo, serão usados o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e o Cadastro Nacional Agricultura Familiar.

“Nestes anos de tramitação, muitos diálogos foram realizados com a juventude que integra os mais diversos movimentos sociais. O acesso ao crédito foi um ponto bastante debatido. Por isso o nosso projeto também autoriza a criação de linhas de crédito específicas com condições diferenciadas, seja no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Fundo de Terras e da Reforma Agrária e dos fundos constitucionais existentes”, completou Valmir.

Além do deputado baiano, o PL 9263/2017 também é assinado pelos deputados petistas Patrus Ananias (MG), João Daniel (SE), Marcon (RS), Nilto Tatto (SP), Luiz Couto (PB) e Padre João (MG). O projeto agora tramita no Senado Federal.

*Editado por Fernanda Alcântara

Artigo Anterior

O machismo delinquente do senador que mandou Marina Silva “se pôr no seu lugar”

Próximo Artigo

Senador Rogério defende Marina Silva de ataques misóginos durante audiência

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!