A oportunidade da reforma administrativa: sinalizar compromisso do governo em controlar as despesas

Por Henrique Meirelles

Junto com a aprovação de um reajuste salarial para servidores públicos federais, a Câmara anunciou na semana passada a criação de um grupo de trabalho para retomar a reforma administrativa. Esta notícia é muito relevante. A reforma administrativa é tão importante para o Brasil quanto foram a da Previdência, a Trabalhista e a Tributária.

Reformar a estrutura do serviço público é essencial não só para atingir maior eficiência, como para reduzir o gasto com a máquina do estado. O Brasil deve gastar R$ 390 bilhões com pessoal e encargos sociais este ano. A projeção é que este gasto seja equivalente a 2,6% do PIB este ano e em 2026.

Há na Câmara uma PEC sobre reforma administrativa enviada em 2020. O governo federal não tem um projeto, prefere ações divididas para mexer na estrutura. O grupo de trabalho da Câmara é uma oportunidade para unir os projetos e mudar a estrutura do setor público, que tem distorções na divisão salarial, uma profusão de carreiras e tratamentos diferentes para servidores do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

Fonte: Estadão

Leia mais em: https://tinyurl.com/yrzbtctc

Artigo Anterior

Sintaema repudia PL que garante farra do Licenciamento Ambiental e alerta: proposta ataca o meio ambiente 

Próximo Artigo

Pedro dos Anjos:  A grande questão moral do nosso tempo

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!