Trem da South Western Ralway da grã-Bretanha. Foto: AFP

O Reino Unido deu neste domingo (21) o primeiro passo concreto para a reestatização de todo o seu sistema ferroviário, com a South Western Railway se tornando a primeira operadora a retornar ao controle do Estado. A medida faz parte da ampla reforma ferroviária conduzida pelo governo trabalhista de Keir Starmer, que prevê que todas as concessões sejam nacionalizadas até o fim de 2027.

“A South Western Railway agora pertence ao setor público. E isso é apenas o começo”, afirmou Starmer em publicação nas redes sociais. O primeiro-ministro destacou que a mudança trará melhorias reais aos usuários: “Isto será traduzido em um serviço melhor, uma venda de passagens mais simples e trens mais confortáveis.”

O plano de reestatização, aprovado em novembro de 2024 pelo Parlamento de maioria trabalhista, prevê que todas as operadoras privadas sejam incorporadas à nova estrutura estatal “Great British Railways” ao final de seus contratos ou antes disso, em casos de má gestão. Com isso, o governo pretende evitar o pagamento de indenizações e garantir a transição gradual e financeiramente responsável.

A decisão marca o fim de uma era iniciada nos anos 1990, quando o governo conservador de John Major promoveu a privatização da rede ferroviária, seguindo a política de liberalização econômica iniciada por Margaret Thatcher. À época, prometia-se mais investimentos, modernização e redução de custos, mas a experiência acabou marcada por insatisfação popular, atrasos, alta nos preços e acidentes graves, como o descarrilamento de 2000 que deixou quatro mortos.

South West Trains. Foto: Matt Buck

Nos últimos anos, o descontentamento cresceu. Dados oficiais indicam que 4% das viagens ferroviárias foram canceladas apenas em 2024, enquanto o aumento constante nos preços dos bilhetes gerava protestos. A rede de trilhos Network Rail, que já havia sido reestatizada, agora servirá de base para a reincorporação total da malha ferroviária sob gestão estatal.

Sindicatos celebraram a mudança como uma vitória histórica para os trabalhadores e para os passageiros. Com a retomada do controle público, o governo espera restabelecer a confiança da população no transporte ferroviário, considerado essencial para a mobilidade urbana, a coesão regional e a transição energética do Reino Unido.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 25/05/2025