O Partido Conservador conquistou as eleições parlamentares do Reino Unido em 4 de julho, mas perdeu quatro assentos para candidatos independentes defensores da Palestina, todos em áreas com populações muçulmanas.
O ex-ministro Smith recebeu 13.760 votos para o assento de Leicester South, mas perdeu para o candidato independente Khan, que ganhou 14.739 votos, são 45% muçulmanos.
Khan disse que sua vitória foi “uma indicação para aqueles que estão no poder há tanto tempo de que você não pode esquecer as pessoas que você serve”.
O Partido Conservador também perdeu assentos em Dewsbury e Batley em West Yorkshire e Blackburn em Lancashire, que têm aproximadamente 45% de populações muçulmanas.
Candidatos defensores da Palestina ficaram em segundo lugar para o Partido Conservador em pelo menos sete assentos, incluindo Slough, Oldham West, Rochdale, Burnley, Walsall e Bloxwich, e Birmingham Hodge Hill.
“Em áreas onde os eleitores muçulmanos foram apresentados a candidatos alternativos fortes, a comunidade se uniu a eles e enviou uma mensagem clara ao Partido Conservador de que seus votos não podem mais ser considerados garantidos”, disse Ahmed, coordenador do grupo de defesa dos eleitores The Muslim Vote.