A exploração de terras raras tem gerado discussões sobre os impactos ambientais e sociais da atividade mineradora. Um caso envolvendo a Unifal acende alertas sobre a exploração de terras raras e os riscos para a soberania nacional, mas é apenas a ponta do iceberg. Para abordar a gravidade do cenário em Poços de Caldas – uma situação que ameaça o país – o jornalista Luis Nassif recebe Ana Paula Lemes de Souza e Daniel Tygel.
Ana Paula é doutoranda em Direito na UFRJ, pesquisadora, advogada e ativista pela defesa das águas minerais e dos parques. Daniel é mestre em física teórica pela Unicamp e presidente da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca.
O “caso Unifal” está relacionado à exploração de terras raras na região de Poços de Caldas, em Minas Gerais, onde a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) desempenha um papel ativo em pesquisas científicas e no desenvolvimento de soluções sustentáveis. A Unifal firmou colaborações com instituições como a UNICAMP para promover a transição energética e o uso sustentável de minerais críticos, incluindo terras raras, em tecnologias limpas.
Terras raras são um grupo de 17 elementos químicos essenciais para a fabricação de tecnologias avançadas, como baterias de veículos elétricos, celulares, turbinas eólicas e dispositivos eletrônicos. Apesar do nome, são relativamente abundantes na crosta terrestre, mas sua extração é complexa e ambientalmente desafiadora.
Assista a partir das 18 horas desta sexta (23), usando o link abaixo. A live ficará salva para consumo posterior sob demanda.











