Parlamentar dos EUA defende ataque nuclear contra Gaza

Na última quarta-feira (21), o recém-eleito congressista republicano Randy Fine, aliado do presidente norte-americano Donald Trump, defendeu o uso de armas nucleares contra Gaza, em comentário à rede norte-americana Fox News após um ataque que matou dois funcionários da embaixada do país artificial em Washington, D.C. A declaração reflete a escalada de retórica anti-palestina nos EUA.

Fine afirmou: “na Segunda Guerra Mundial, não negociamos rendição com os nazistas. Não negociamos rendição com os japoneses. Nós os bombardeamos [com bombas nucleares] duas vezes para obter rendição incondicional. Isso precisa ser feito aqui”. Ele também chamou a causa palestina de “maldosa”. Em 2021, Fine respondeu a uma foto de uma criança palestina morta com: “Muito bem, na verdade! Obrigado pela foto!”.

O ataque à embaixada do enclave imperialista está sob investigação do FBI, sem detalhes sobre o autor ou motivo. A retórica de Fine ecoa um histórico de posições extremas. Segundo o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, declarações como essa intensificam tensões, com 68% dos americanos apoiando um cessar-fogo em Gaza, conforme pesquisa Gallup de 2024.

Artigo Anterior

Justiça referenda eleição fraudada na Romênia

Próximo Artigo

Veja como será a nova revista da AJR!

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!