O Sintaema realizou, nesta quarta-feira (21), três importantes assembleias – uma virtual e duas presenciais nas cidades de Mauá (SP) e Botucatu (SP) -,  com a categoria para apresentar e debater as mudanças no funcionamento do Departamento Jurídico do Sindicato, com a nova parceria com a Advocacia Garcez, aprovada por ampla maioria pelos trabalhadores e trabalhadoras presentes nas três assembleias.

Durante as assembleias, a direção do Sintaema, destacou a necessidade de fortalecimento da estrutura jurídica do sindicato diante do contexto de privatização da Sabesp, que impõe novos desafios à atuação sindical. Presente nas assembleias, José Faggian, presidente do Sintaema, reforçou que o objetivo foi legitimar a parceria e garantir que todas as demandas da categoria possam ser atendidas pela Advocacia Garcez com mais agilidade, qualidade e comprometimento.

“A Advocacia Garcez, que possui mais de 26 anos de experiência, passa a assumir o atendimento jurídico da base do Sintaema, ampliando a capacidade de resposta e incluindo assessoria direta em Brasília, onde o escritório também mantém unidade, o que amplia o alcance das ações institucionais e judiciais em defesa da categoria”, frisou o presidente.

O advogado João Guilherme Vasques de Almeida, que um dos advogados que representou o escritório nas assembleias, apresentou o histórico da atuação do escritório, que é reconhecido nacionalmente por sua atuação no campo progressista, na defesa de direitos trabalhistas, previdenciários e de causas coletivas de interesse da classe trabalhadora.

Já o diretor do Departamento Jurídico do Sintaema, Abdon da Costa Sousa, fez um balanço positivo das assembleias anteriores e destacou o envolvimento da categoria no debate e na aprovação da nova estrutura jurídica.

Durante as plenárias, também foram esclarecidas dúvidas sobre o PDV (Programa de Demissão Voluntária) da Sabesp, processos previdenciários, cortes nas horas extras, assédio moral e ações individuais. Doutor João Guilherme explicou que o atendimento jurídico seguirá gratuito nas consultas e orientações, e que só haverá custos processuais em caso de vitória do trabalhador, respeitando os princípios da transparência e do acesso à justiça.

📍 Os atendimentos podem ser realizados presencialmente ou de forma virtual, pelo aplicativo Zoom.

📲 Canais de atendimento do Departamento Jurídico:

📢 O Sintaema reforça: em caso de dúvidas, denúncias ou necessidade de apoio jurídico, procure o sindicato! A luta por direitos é coletiva, e o sindicato está ao lado da categoria em todos os momentos.

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/05/2025