Manifesto

Nós, judias e judeus pela democracia-SP, nos solidarizamos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em razão de mais um ataque da Conib. Durante visita à Rússia, o presidente se pronunciou sobre o governo de Israel, em solidariedade com o sofrimento e o massacre de palestinos, em particular de crianças, chamando pelo verdadeiro nome: genocídio. Neste mesmo pronunciamento, o presidente Lula novamente, como sempre faz, defendeu a paz e a solução de dois estados convivendo lado a lado.

A Conib divulgou uma nota classificando a fala do Lula como antissemita. Em franca campanha política em favor de candidatos de direita, a Conib vem instrumentalizando e banalizando a luta contra o antissemitismo para atacar adversários políticos.

Além disso, vêm defendendo a adoção de um protocolo sobre Antissemitismo do IHRA que, em última instância, cria precedentes para que críticas a Israel possam ser classificadas como práticas antissemitas, inclusive apoiando um projeto de lei do General Pazzuello sobre o tema. É importante relembrar que o Brasil já dipõe de uma legislação que inclui o antissemitismo como racismo.

A crítica justa do presidente Lula não configura antissemitismo, mas visa colocar limite a um governo israelense que usa a guerra para se manter no poder.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn “

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/05/2025